Projeto de Ednaldo Rodrigues é aprovado e Copa do Nordeste terá novidades

Por Yuri Barreto - Comunicação FBF, 29 de Jul 2014 - 14h34

O ano de 2015 promete para a Copa do Nordeste. Líder de público nos estádios e destaque entre os regionais de todo o país, a competição segue se inovando e terá ainda mais novidades na próxima temporada.
 
A principal delas diz respeito ao número de participantes. A disputa ficará ainda mais acirrada com o aumento de 16 para 20 clubes.
 
Isso só foi possível devido a um projeto do presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues. Há cerca de oito meses, o dirigente, que sempre se destacou na luta pelo retorno do Nordestão apresentou uma proposta à CBF e a Liga do Nordeste: a inclusão de clubes do Maranhão e do Piauí, que apesar de serem estados pertencentes ao Nordeste, no futebol faziam parte da região Norte.
 
Nesta segunda-feira (28), em reunião entre as diretorias da CBF e Liga do Nordeste, presidentes de Federações e de clubes da região e representantes do Esporte Interativo, emissora detentora dos direitos de transmissão do certame, o projeto foi aprovado. "Agora sim, a Copa do Nordeste será totalmente nordestina. A entrada do Maranhão e do Piauí vai valorizar ainda mais a competição, que já é um sucesso em todo o país", comemorou Rodrigues.
 
Com a definição foram confirmados os 20 clubes que disputarão o título e uma vaga na Copa Sul-Americana em 2015. Estreantes na disputa, maranhenses e piauienses serão representados por Sampaio Corrêa e Moto Club e Ríver e Piauí, respectivamente.

 
Os "novatos" se juntarão a Bahia, Vitória e Serrano, da Bahia; Sport, Náutico e Salgueiro, de Pernambuco; Ceará e Fortaleza, do Ceará; Coruripe e CRB, do Alagoas; Botafogo e Campinense, da Paraíba; América e Globo, do Rio Grande do Norte; e Confiança e Socorrense, de Sergipe.
 
Apesar do aumento no número de clubes, não foi preciso aumentar o número de datas no calendário. Aí surge a segunda novidade da Copa.
 
Em 2015, o torneio passará a ter cinco grupos, que receberão quatro times cada. Eles se enfrentarão entre si, dentro dos seus respectivos grupos, de onde os primeiros colocados garantirão cinco das oito vagas nas quartas de finais.
 
As três vagas restantes na segunda fase serão ocupadas por índice técnico. Os três melhores segundos colocados se juntarão aos cinco primeiros para brigar pelas quatro vagas nas semifinais.
 
O próximo encontro do futebol nordestino já tem data marcada, e ocorrerá no mês de setembro, quando clubes, CBF, Federações e a Liga do Nordeste farão o lançamento da Copa do Nordeste 2015, na cidade de Recife. Na oportunidade, também serão sorteados os grupos e apresentada a tabela da competição. É aguardar para ver!

 
Confira os participantes da Copa do Nordeste 2015 por estado:
 
Alagoas
 
1º) Coruripe
 
2º) CRB
 
Bahia
 
1º) Bahia
 
2º) Vitória
 
3º) Serrano
 
Ceará
 
1º) Ceará
 
2º) Fortaleza
 
Maranhão
 
1º) Sampaio Corrêa
 
2º) Moto Club
 
Paraíba
 
1º) Botafogo
 
2º) Campinense
 
Pernambuco
 
1º) Sport
 
2º) Náutico
 
3º) Salgueiro
 
Piauí
 
1º) River
 
2º) Piauí
 
Rio Grande do Norte
 
1º) América
 
2º) Globo
 
Sergipe
 
1º) Confiança
 
2º) Socorrense

*Fotos: Carlos Santana / FBF

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENQUETE

O que você espera do Intermunicipal 2014?

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER